top of page

Do último feriado

  • Foto do escritor: Sophia Eugênia Vieira
    Sophia Eugênia Vieira
  • 24 de out. de 2023
  • 1 min de leitura

Eclipse é uma coisa interessante. A notícia festiva de que ele acontecerá chega junto com o aviso de que, se você olhar diretamente para ele, poderá ficar cego.

Ontem, aqui na Chapada dos Veadeiros, onde passo o feriado com minha família, o eclipse parece ter causado um mini-alvoroço devido à já existente atmosfera mística local que atrai turistas.

Na cachoeira onde estávamos ontem, enquanto almoçávamos, me chamou a atenção uma menininha de olhos grandes que ia de mesa em mesa dizendo: “você sabia que vai ter eclipse hoje? mas a gente não pode olhar pra ele”. Só na nossa mesa ela passou duas vezes. Minhas filhas balançavam afastadas dali e não ouviram o duplo alerta da menina. Imagine que tentador!?

Olhar para o eclipse de repente pareceu um pecado. E eu me lembrei do mito de Ícaro, da Medusa e de Édipo. Sobretudo Édipo, que teria furado os próprios olhos devido à culpa quando descobriu que, mesmo tendo fugido, acabou por cometer, acidentalmente, os crimes profetizados pelo oráculo.

Bem, só sei dizer que, mesmo aqui, onde até os limites interplanetários parecem ser mais transigentes, a ocultação de um astro sob a interposição de outro, ou seja, um

eclipse, provocou os conflitos de uma menininha. Ninguém escapa!

Ao final do dia, quando já cansadas de brincar nas trilhas e cachoeiras desse lugar incrível, já a caminho do carro, Olívia pergunta: “pai, o que é eclipse?”

Retinas foram preservadas.

 
 
 

Posts recentes

Ver tudo
Tolerar e conviver

Laura ontem: Mãe, do que Deus gosta que a gente faça? Eu: Ah, filha, acho que Deus fica feliz quando vê que a gente está feliz, que...

 
 
 

Comments


Psicologia Online por Sophia Eugênia Vieira

Contato: (61) 98212-8900

bottom of page