Autoexigência
- Sophia Eugênia Vieira

- 2 de ago. de 2020
- 1 min de leitura
Neste momento de reclusão pela quarentena, de incertezas sobre o futuro, sob notícias pouco positivas, o dispositivo da psicoterapia pode ser um auxílio na medida em que pode ajudar o paciente a encontrar recursos dentro de si para dar conta da realidade e suas angústias, com mais liberdade de pensamento e criatividade.
O desafio de enfrentar a pandemia tem reforçado uma autoexigência de superprodutividade além do imaginável e do possível. E, como resiliência não é produto que se encontra na prateleira de supermercado - e muito menos se pede por app- uma autoexigência cruel pode trazer o efeito inverso e nos fazer cair doentes. Além disso, criatividade e originalidade nascem em espaços de frustração, e as melhores ideias são as paridas pela dor. Com tudo isso que está acontecendo, há muitas pessoas sobrecarregadas de tarefas e sobrecarregadas mentalmente, sem boas ou breves perspectivas de melhora da situação, na iminência de novas perdas.
É novidade para todos e é natural estar confuso e até desesperado. Mas a saída é pra dentro e cada um haverá de descobrir a sua, ao seu tempo.
Não deixe de buscar ajuda profissional se necessário, você não está sozinho.


Comentários